Programas de residência multiprofissional em saúde e em área da saúde - Apresentação

HISTÓRICO

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

No Hospital das Clínicas da UFG, a residência multiprofissional em saúde teve início no ano de 2010, com a criação da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área de Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (COREMU/HC/UFG). Essa Comissão foi criada para implantar e consolidar os Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Portaria HC/UFG n. 038 de 16 de maio de 2010, bem como para acompanhar os Programas de Residência em Área Profissional ligados aos cursos de Medicina Veterinária da UFG, campi Goiânia e Jataí.

Com a iminência da criação da COREMU/UFG, no seio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFG (Resolução CONSUNI 08/2014), formalizou-se a criação, no HC/UFG, em 2012, da Coordenação dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área da Saúde do HC/UFG (CPRMS/HC) para coordenar as ações dos referidos programas, dentro dos marcos lógicos e legais da UFG e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional de Saúde (CNRMS), além de atentar-se para as demandas do HC/UFG.

Em 2010 ingressaram os primeiros residentes no programa, na área de concentração Urgência e Emergência. No ano seguinte, 2011, tiveram início os eixos de concentraçãos Materno-infantil e Terapia Intensiva. Os eixos de concentração Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Hematologia e Hemoterapia tiveram início em 2012.

OBJETIVOS

O programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás tem como objetivo construir competências compartilhadas para o cuidado em saúde, por meio da ação articulada entre diferentes profissões tendo como eixo orientador os princípios e diretrizes do SUS e as necessidades locais e regionais.

Período de Realização:

•   mínimo de 24 meses.
  •   Início e término de acordo com o cronograma anual.

Carga Horária Total: 5760 horas (multiprofissional) e 8640 horas (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial) - (60 horas semanais).

Carga Horária Teórica/Teórico-prática: 1.152 horas (20%) - multiprofissional - e 1.728 horas - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Carga Horária Prática: 4.608 horas (80%) multiprofissional - e 6.912 horas - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Modalidade do Curso: tempo Integral (dedicação exclusiva)

Ingresso: seleção pública anual, a partir do segundo semestre, via Centro de Seleção da UFG (https://www.cs.ufg.br/).